Quem sou eu

Minha foto
PESSOA QUE GOSTA DE CONHECER, COMPARTILHAR, DESCOBRIR, INOVAR.

domingo, abril 29, 2012

PMJP discute ações para combater violência e tráfico de drogas nas escolas

quarta-feira, 25 de abril de 2012



A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) realizou na manhã desta quarta-feira (25) uma reunião com o tema “Tecendo Redes”, que tem por objetivo discutir ações preventivas no combate ao tráfico de drogas e à violência nas escolas. O evento ocorreu na sala de convenções da Estação Cabo Branco – Ciências, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano e contou com a presença de representantes das secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social (Sedes).

A atividade faz parte do ‘Projeto Elos’, que aborda as temáticas droga e violência, visando uma cultura de paz. Para a secretária de Educação, Ariane Sá, “a droga está na porta da gente e não podemos negar que ela está cada vez mais acessível. Precisamos alertar a comunidade sobre o caminho destruidor que a substância provoca na vida do usuário e de quem o rodeia”.

Já a coordenadora do projeto Elos, Fabiana Uchoa, ressalta que “o encontro foi feito por sentir a necessidade de reunir estes profissionais que lidam diretamente no cotidiano escolar e comunitário para compartilhar as ações preventivas que estão desenvolvidas e fortalecê-las juntamente com as demais secretarias”.

Participaram da reunião os especialistas da educação das 96 escolas, os apoiadores dos cinco distritos sanitários da Secretaria de Saúde, e os representes dos oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e dos três Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

A coordenadora de proteção social básica do Cras, Mércia de Lourdes, ressaltou a importância da integração das secretarias. “Realizamos um trabalho social junto às famílias e as experiências relatadas aqui vai fortalecer o nosso dia a dia”, disse Mércia.

A apoiadora matricial das Unidades de Saúde da Família, Alessandra Araújo, destacou que encontros como este devem ser constantes, devido à gravidade do problema que afeta a juventude.

“A droga gera tudo de ruim, inclusive e principalmente a violência na escola, em casa e em todos os ambientes que o usuário frequenta. Por isso a necessidade de se reunir e compartilhar esses momentos em que passamos”, concluiu a psicóloga.

Programação - Durante o encontro os participantes compartilharam as experiências desenvolvidas nas ações do cotidiano escolar no ano de 2011. Entre elas: ‘Educando sentimentos’ da Escola Municipal João Medeiros (Novais); ‘Protagonismo juvenil – Arena Jovem’ da Escola Municipal João Monteiro da Franca (Vieira Diniz) e ‘Resgatando valores para a vida’, da Escola Municipal Fenelon Câmara (Ernesto Geisel).

Ainda durante o encontro, as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Especializado de Assistência Social (Creas) apresentaram as ações desenvolvidas, o campo de atuação e de que forma está sendo feita a articulação em rede.

Todos os profissionais participaram de oficinas para articular e fortalecer as ações educativas e preventivas, resgatando valores de cidadania e defesa pela vida, que envolve a comunidade escolar.

Projeto Elos – A iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) tem como objetivo fortalecer e valorizar as práticas e princípios nos valores éticos que resgatam a integração do ser e suas relações interpessoais e sociais. Este trabalho aborda as temáticas droga e violência, visando uma cultura de paz, numa perspectiva da educação inclusiva e a política de redução de danos.
 
Fonte: secom/PMJP